DENGUE em Itagi


Dengue, um fator de conscientização


Partindo de uma perspectiva histórico-social é notório que as causas-conseqüências do fator de surgimento de mosquitos Aedes Aegypite, estão diretamente relacionadas com a falta de conscientização que gera por conseqüência a falta de higiene social.
Nunca se ouviu falar tanto sobre DENGUE ou seus sintomas. A mídia diariamente apresenta medidas de prevenção e/ou cuidados necessários aos infectados, palestras são feitas em escolas, comunidades e igrejas. Diante deste exporto nos perguntamos: porque epidemias de DENGUE? Onde esta o problema? De quem é a culpa? Essas são as perguntas que não querem se calar!
Muitos da nossa população ainda se questionam se a Dengue existe ou é invenção, a falta de conhecimento é na verdade a gênese de todos estes problemas que surgem em curto prazo e que levam a alguns pro tumulo, todavia não poderíamos afirmar apenas que o conhecimento de poucos é a causa de tantos casos, não! Não é? E a falta de comprometimento da parte de muitos?
Eis ai o questionamento que pode responder em suma a todos os questionamentos feitos no segundo parágrafo, tudo esta girando em torno da “falta de comprometimento de muitos”. Então assim sendo, ouso afirmar que a Dengue é um problema social, e havendo esta elevação da mesma, a partir daí deixa de ser um problema resumidamente das Secretarias Municipais da Saúde, das Secretarias Estaduais da saúde e até mesmo do Ministério da Saúde, e passa a ser um problema de todos nós.
Cada vez mais poluímos o meio ambiente, desmatamos as florestas, etc. Nossa poluição é um dos grandes fatores do surgimento dos grandes índices de infestação em nossa cidade. Fazendo uma comparativa em torno do primeiro trimestre de 2010 e 2011, evidencia-se um aumento de 75% dos casos notificados em Itagi, e este aumento surge em sua grande parte da poluição dos terrenos baldios, acumulo de lixo nos quintais das casas, tanques ainda sem coberturas, ou cobertura feita de formas impróprias não deixando o tanque lacrado, entre outros.
Neste momento tão crucial onde surgem diariamente pessoas manifestando os sintomas, e outras cidades da nossa região passando por epidemias, precisamos nos unir: escolas, comunidades, igrejas, associações, secretarias, etc. para pleitear a resolução desta problemática que diz respeito à falta de comprometimento de muitos. Juntos podemos mais e, a união faz a força.
DENGUE, se você agir podemos evitar.
Itagi está unida contra a DENGUE, e você esta pronto?   

                                               
Marcos Aurélio Santos Costa
Educador em Saúde
Secretaria Mun. de Saúde